domingo, 22 de maio de 2011

Plano de Aula sobre Musicalização Infantil/Maternal 2

 


EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ/ 2011
PLANEJAMENTO SEMANAL  TURNO: TARDE
PROFESSORA: IVANI FERREIRA Data: 15 à 20/05

Tema: Musicalização Infantil

Justificativa: Não dá pra imaginar um mundo sem sons. Se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, os pássaros e as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia, galo cantando no galinheiro, boi berrando no pasto e tantos outros.
      Uma bela forma de ensinar músicas para as crianças a partir de elementos e situações já vivenciadas por elas, podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser. Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que estão ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de tudo.
Objetivos:
    O principal objetivo da musicalização infantil não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista.
     Musicalizar é....
Ø  Sensibilizar os alunos pelo gosto musical;
Ø  Criar condições para que o aluno possa refletir e  entender a música como fonte de prazer e conhecimento.
Ø  Estimular a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social do aluno.
Ø  Desenvolver a discriminação auditiva,
Ø  Aproveitar as variadas formas dos materiais, transformando-os em instrumentos musicais.
Conteúdos: Interdisciplinar o assunto em várias áreas:
ü Música/linguagem oral
ü Artes/movimento/expressão corporal

       Sequência didática e possíveis intervenções:

2ª feira: Percepção auditiva(sons/ruídos).

Escurecer a sala apagar as luzes e fechar as cortinas.
Deitar no chão(utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos(Cd para relaxamento).

ü Barulho de água/cachoeira
ü Canto dos pássaros
ü Assovios....

   Após essa atividade, conversar na rodinha a sobre os diversos sons que podemos ouvir no ambiente.

ü Pessoas conversando
ü Barulhinhos de vasilhas na cozinha
ü Galo cantando no quintal do vizinho
ü Cachorro latindo
ü Telefone tocando.
ü Criança gritando....

O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido.
Brincadeiras de roda. Brincar de corre cutia.


3ª Feira:  Ler o livro “A Banda dos Filhotes”.





ü Ouvir  a história e os sons dos instrumentos musicais, no livro.
ü Observar o cenário.
·        Ursinho tocando tambor
·        Guaxinim tocando flauta
·        Gatinho tocando piano/teclado
·        Cachorrinho tocando trompete
·        Cavalinho, cachorrinho e gatinho tocando triângulo.
·        Hipopótamo tocando a tuba.
  
   Pedir par fechar os olhinho e identificar os sons...tambor, flauta, piano...
Brincar de bandinha com alguns  dos instrumentos citados na história.

Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.

4ª Feira: Conhecendo o teclado

 Cantar:Os instrumentos musicais.
   (ritmo de ciranda cirandinha)
São tantos e diferentes
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
RefrãoTum, tum, tum faz o tambor
Dó, Ré, Mi o xilofone
Plim, plim, plim toca o piano    
Pó, pó, pó grita o trombone.  (Bis)  
Todos juntos, é uma festa
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
A flauta chora baixinho
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Cantar várias vezes,junto aos alunos.

Observação:A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos.(cantando  pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
5ª Feira: Foi na loja do mestre André.

    "Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!

Foi na loja do mestre André..."
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...t
um meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!

Cantar fazendo gestos.

Brincadeiras de roda. Cantar fui na Bahia buscar meu chapéu.

6ª Feira: auditório.

Comemoração “abertura Oficial do projeto”

“Cantando a gente brinca
Brincando a gente aprende”
ü Apresentação dos instrumentos musicais realizada pela professora Cláudia.
ü Apresentação  musical realizada pelos alunos do berçário,maternal 1,2 e 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário